DOM JOÃO CARLOS BULCÃO
POR MERCÊ DO SAGRADO CORAÇÃO DE CRISTO
BISPO DIOCESANO DE OVERLAND-MONTE CARLO

 

NOMEAÇÕES EXTRAORDINÁRIAS | 002/2024


Com a graça divina e o cuidado pastoral inspirado na Sagrada Escritura e nos cânones da Santa Igreja, observando a nomeação do Exmo. Dom Jonny Sales para esta diocese,

NOMEAMOS o que segue:


Vigário Episcopal para Monte Carlos – Dom Jonny Sales
Co-Catedral da Imaculada Conceição (Sede Episcopal) –
Dom Jonny Sales

 

Decisões como esta foram mediadas pelos cânones da Igreja. A saber:

Cân. 406 — § 1. O Bispo coadjutor e o Bispo auxiliar, referido no cân. 403, § 2, sejam constituídos vigários gerais pelo Bispo diocesano; além disso, o Bispo diocesano confie-lhes, de preferência a outros, o que em virtude do direito requer mandato especial.

§ 2. Se nas letras apostólicas não tiver sido determinada outra coisa, e sem prejuízo do prescrito no § 1, o Bispo diocesano constitua o auxiliar ou os auxiliares seus Vigários gerais ou ao menos Vigários episcopais, dependentes somente da sua autoridade ou da do Bispo coadjutor ou do Bispo auxiliar referido no cân. 403, § 2.

Cân. 407 — § 1. Para que se fomente o mais possível o bem presente e futuro da diocese, o Bispo diocesano, o coadjutor e o Bispo auxiliar referido no cân. 403, § 2, consultem-se mutuamente nos assuntos de maior importância.

§ 2. O Bispo diocesano, na apreciação dos assuntos de maior importância, sobretudo de índole pastoral, consulte os Bispos auxiliares de preferência a outros.

§ 3. O Bispo coadjutor e o Bispo auxiliar, já que foram chamados a partilhar da solicitude do Bispo diocesano, exerçam de tal modo as suas funções, que procedam com este em harmonia de ação e de espírito.

Além do mais, o Frei Carlos, até agora regente dessas funções, será destitui-lo delas e ficará livre para exercer os trabalhos religiosos de sua ordem, visto que foi criado provincial da OFM.

Nada mais a acrescentar, que estas nomeações sejam acolhidas com reverência e gratidão, guiadas pela firme confiança na orientação divina. Em humildade e obediência aos princípios da Santa Igreja, confiamos este novo ano aos desígnios do Altíssimo.

Cordialmente, in Cor Iesu,




 JOÃO C. BULCÃO
Bispo Diocesano

XXII, I, MMXXIV