DOM JOÃO CARLOS CARDEAL VITALI
POR MERCÊ DO SAGRATÍSSIMO CORAÇÃO DE CRISTO
CARDEAL DIÁCONO DE SÃO MARCOS EVANGELISTA
NO FÓRUM TRAJANO


CARTA ABERTA AO POVO DE DEUS


Overland, Amazonas, 11 de abril de 2024.

1. Caríssimos irmãos, é com grande entusiasmo que recebemos a grande notícia do próximo bispo diocesano de nossa diocese. Dom Antônio Matheus Cardeal Carneiro foi nomeado, às oito horas desta quinta-feira como bispo titular de nossa igreja particular. Um amigo e irmão a quem muito estimo, desde o início de minha caminhada sacerdotal. Um pastor que sabe conduzir suas ovelhas e tem voz para que todas o reconheçam! As suas palavras sempre inspiraram várias pessoas de nossa comunidade, acalmando corações e promovendo vocações.

2. Sei que serão tempos reedificantes em nossa diocese; digo, portanto, aos que fazem parte desta querida diocese: acolham-no com o carinho que sempre tiveram, sejam solícitos para com o seu novo pastor e nunca se esqueçam, sejam sempre irmãos e continuem com esta perseverança pastoral, dediquem-se ainda mais no zelo desta diocese ao qual muito estimo, principalmente nesta nova etapa que vivenciarão.

3. Vivam e creiam que este vínculo fraterno é figura daquele mesmo que o Senhor e seus discípulos tinham. Sejam obedientes, zelem pelo que foi feito e dediquem-se no que será! Não se esqueçam que esta diocese é viva e quer, ainda mais, envivecer-se no espírito do Senhor Ressuscitado.

4. Ao meu diletíssimo irmão, Cardeal Carneiro, dirijo todo o meu empenho e meu apoio. Saiba que estou sempre a disposição para ajudá-lo, se for preciso – o que, modestamente, acho que não será. Cuide deste povo com carinho e zele por este rebanho com o teu grande espírito de pastor. Faço, das palavras de São Pedro, as minhas! (cf. 1Pd 5)

5. E, claro que não ia esquecer-me do grande Mons. Fred! A ti, meu irmão, desejo muita fortaleza e saúde para conduzir, junto ao teu bispo diocesano, esta importante tarefa de conduzir o rebanho do Senhor. Que teu ministério continue sendo exemplo para esta diocese e que possas, como bispo, auxiliá-los com o seu múnus episcopal. Conte sempre com meu apoio e, se quiser, com meu conselho!

In Cor Iesu, com grande estima e agradecido, vosso irmão,

 JOÃO CARLOS Card. VITALI