TREZENA DE SANTO ANTÔNIO

8° DIA - 08/06/2024


Terminado o canto de entrada, o sacerdote e os fiéis, todos de pé, fazem o sinal da cruz, enquanto o sacerdote, voltado para o povo, diz:

Pres.: Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.

    O povo responde:

℟.: Amém.


Em seguida, o sacerdote, abrindo os braços, saúda o povo:

Pres.: A graça de nosso Senhor Jesus Cristo, o amor do Pai e a comunhão do Espírito Santo estejam convosco.

O povo responde:

℟.: Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo.


Pres.: Irmãos e irmãs, reconheçamos os nossos pecados para celebrarmos dignamente os santos mistérios.

Após um momento de silêncio, usa-se a seguinte fórmula:

O sacerdote diz:

Pres.: Confessemos os nossos pecados:

Todos:

℟.: Confesso a Deus todo-poderoso e a vós, irmãos e irmãs, que pequei muitas vezes por pensamentos e palavras, atos e omissões,

e, batendo no peito, dizem:

por minha culpa, minha culpa, minha tão grande culpa, E peço à Virgem Maria, aos Anjos e Santos e a vós, irmãos e irmãs, que rogueis por mim a Deus, nosso Senhor.

Segue-se a absolvição sacerdotal:

Pres.: Deus todo-poderoso tenha compaixão de nós, perdoe os nossos pecados e nos conduza à vida eterna.

O povo responde:

℟.: Amém.

 

Seguem-se as invocações Senhor, tende piedade de nós (Kýrie eléison), caso já não tenham ocorrido no ato penitencial:

Pres.: Senhor, tende piedade de nós. 

℟.: Senhor, tende piedade de nós. 

Pres.: Cristo, tende piedade de nós. 

℟.: Cristo, tende piedade de nós.

Pres.: Senhor, tende piedade de nós.

℟.: Senhor, tende piedade de nós.


RESPONSÓRIO DE SANTO ANTÔNIO


ORAÇÃO INICIAL


Pres.: Oremos! Ó Deus, vosso Espírito criou do nada todas as coisas; tornou-se a força dos profetas e a coragem dos mártires. Pelo Espírito Santo, vosso Filho foi concebido no seio de Maria e por ele nasceu a Igreja no mundo. Vosso Espírito fez de António o santo de todos os povos e o pregador de vossa Palavra. Que sua luz nos ilumine sempre e nos transforme, de pecadores que somos, em santos para vossa glória. Por Cristo, na unidade do Espírito Santo.

℟.:Amém.


LITURGIA DA PALAVRA

PRIMEIRA LEITURA:


Leitor: Leitura do Livro do Profeta Isaías A descendência do meu povo será conhecida entre as nações, e seus filhos se fixarão no meio dos povos; quem os vir há de reconhecê-los como descendentes abençoados por Deus. Exulto de alegria no Senhor e minha alma regozija-se em meu Deus; ele me vestiu com as vestes da salvação, envolveu-me com o manto da justiça e adornou-me como um noivo com sua coroa, ou uma noiva com suas joias. Assim como a terra faz brotar a planta e o jardim faz germinar a semente, assim o Senhor Deus fará germinar a justiça e a sua glória diante de todas as nações.

Palavra do Senhor.


SALMO RESPONSORIAL


℟. Meu coração se regozija no Senhor. — Exulta no Senhor meu coração, e se eleva a minha fronte no meu Deus; minha boca desafia os meus rivais porque me alegro com a vossa salvação. ℟. — O arco dos fortes foi dobrado, foi quebrado, mas os fracos se vestiram de vigor. Os saciados se empregaram por um pão, mas os pobres e os famintos se fartaram. Muitas vezes deu à luz a que era estéril, mas a mãe de muitos filhos definhou. ℟. — É o Senhor quem dá a morte e dá a vida, faz descer à sepultura e faz voltar; é o Senhor quem faz o pobre e faz o rico, é o Senhor quem nos humilha e nos exalta. ℟. — O Senhor ergue do pó o homem fraco, do lixo ele retira o indigente, para fazê-los assentar-se com os nobres num lugar de muita honra e distinção. ℟.

EVANGELHO


Diác. ou Pres: O Senhor esteja convosco!

Ass: Ele está no meio de nós!


Diác. ou Pres: Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo ✠ segundo Lucas.

Ass: Glória a vós Senhor!


Diác. ou Pres: Os pais de Jesus iam todos os anos a Jerusalém, para a festa da Páscoa. Quando ele completou doze anos, subiram para a festa, como de costume. Passados os dias da Páscoa, começaram a viagem de volta, mas o menino Jesus ficou em Jerusalém, sem que seus pais o notassem. Pensando que ele estivesse na caravana, caminharam um dia inteiro. Depois começaram a procurá-lo entre os parentes e conhecidos. Não o tendo encontrado, voltaram para Jerusalém à sua procura. Três dias depois, o encontraram no Templo. Estava sentado no meio dos mestres, escutando e fazendo perguntas. Todos os que ouviam o menino estavam maravilhados com sua inteligência e suas respostas. Ao vê-lo, seus pais ficaram muito admirados e sua mãe lhe disse: “Meu filho, por que agiste assim conosco? Olha que teu pai e eu estávamos, angustiados, à tua procura”. Jesus respondeu: “Por que me procuráveis? Não sabeis que devo estar na casa de meu Pai?” Eles, porém, não compreenderam as palavras que lhes dissera. Jesus desceu então com seus pais para Nazaré, e era-lhes obediente. Sua mãe, porém, conservava no coração todas estas coisas.

Diác. ou Pres: Palavra da Salvação.

Ass: Glória a vós Senhor!


PREGAÇÃO


LADAINHA DE SANTO ANTÔNIO


Pres: Irmãos e irmãs, elevemos a Deus as nossas preces e pedidos pela poderosa intercessão de Santo Antônio.


Final da ladainha:

Pres: Alegre, Senhor Deus, a vossa Igreja a solenidade votiva de Santo Antônio, vosso confessor e doutor, para que sempre se ache  fortalecida com socorros espirituais e mereça alcançar os gozos  eternos. Por Jesus Cristo Nosso Senhor. Amém.


INCENSAÇÃO DA IMAGEM DO GLORIOSO ANTÔNIO


Pres: Recebei oh Glorioso Antônio, está humilde oferta, para que leves com essa fumaça nossos louvores e preces ao Deus Altíssimo!

O presidente incensa a imagem enquanto se entoa o cântico da incensação.


“OFERTÓRIO”/RITO DE COMUNHÃO


Neste momento se coloca sobre o altar a âmbula já consagrada, enquanto se entoa um cântico piedoso, e se segue com o rito de comunhão:


Pres.: Guiados pelo Espírito Santo, que ora em nós e por nós, elevemos as mãos ao Pai e rezemos juntos a oração que o próprio Jesus nos ensinou:


O sacerdote abre os braços e prossegue com o povo:

℟.: Pai nosso que estais nos céus, santificado seja o vosso nome; venha a nós o vosso reino, seja feita a vossa vontade, assim na terra como no céu; o pão nosso de cada dia nos dai hoje; perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido; e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal.


O sacerdote prossegue sozinho, de braços abertos:

Pres.: Livrai-nos de todos os males, ó Pai, e dai-nos hoje a vossa paz. Ajudados pela vossa misericórdia, sejamos sempre livres do pecado e protegidos de todos os perigos, enquanto aguardamos a feliz esperança e a vinda do nosso Salvador, Jesus Cristo.

O sacerdote une as mãos.

O povo conclui a oração, aclamando:

℟.: Vosso é o reino, o poder e a glória para sempre!


O sacerdote, de braços abertos, diz em voz alta:

Pres.: Senhor Jesus Cristo, dissestes aos vossos Apóstolos: Eu vos deixo a paz, eu vos dou a minha paz. Não olheis os nossos pecados, mas a fé que anima vossa Igreja; dai-lhe, segundo o vosso desejo, a paz e a unidade.

O sacerdote une as mãos e conclui:

Vós, que sois Deus com o Pai e o Espírito Santo.

O povo responde:

℟.: Amém.


O sacerdote, voltado para o povo, estendendo e unindo as mãos, acrescenta:

Pres.: A paz do Senhor esteja sempre convosco.

O povo responde:

℟.: O amor de Cristo nos uniu.


Em seguida, se for oportuno, o diácono ou o sacerdote diz:

℣.: Irmãos e irmãs, saudai-vos em Cristo Jesus.


O sacerdote faz genuflexão, toma a hóstia na mão e, elevando-a um pouco sobre a patena ou sobre o cálice, diz em voz alta, voltado para o povo:

Pres.: Felizes os convidados para o Banquete nupcial do Cordeiro.


Pres.: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo.

E acrescenta, com o povo, uma só vez:

℟.: Senhor, eu não sou digno de que entreis em minha morada, mas dizei uma palavra e serei salvo.


CANTO DE COMUNHÃO 


ORAÇÃO PÓS-COMUNHÃO


Pres: Oremos! Senhor, instruí pelo Cristo Mestre aqueles que alimentais com o Cristo, pão da vida, para que, na celebração da festa de Santo Antônio, aprendam a vossa verdade e a realizem pela caridade. Por Cristo, nosso Senhor.


ORAÇÃO FINAL AO GLORIOSO ANTÔNIO


Pres: Lembrai-vos, ó glorioso Santo Antônio, amigo do Menino Jesus, e 

filho querido de Maria Imaculada, que nunca se ouviu dizer que  fosse por vos abandonado, aquele que a vós recorresse,  implorando vossa proteção. Animado por igual confiança, venho a  vós, ó fiel consolador dos aflitos. Prostro-me a vossos pés e, pecador como sou, ouso aparecer diante de vós. Não rejeiteis, pois,  minha súplica, vós que sois tão poderoso junto do Coração de  Jesus, mas escutai-a favoravelmente e dignai-vos atendê-la. Amém!


EXPOSIÇÃO E BÊNÇÃO DO SANTÍSSIMO SACRAMENTO


O Presidente expõe a hóstia no ostensório e a incensa e ajoelha-se.


O Presidente continua com as seguintes palavras,dizendo:


Pres: Oremos pelo povo de Deus, para que no serviço diário sejam permanentes sinais de Cristo, em nosso meio, transmitindo a palavra.

T: Senhor, ajude o vosso povo.


Pres: Oremos pelo nosso Santo Padre, o Papa Paulo, pastor e guia de todos os fiéis sucessor do príncipe dos apóstolos. Que o senhor esteja constantemente ao ajuda-lo a conduzir a Santa Igreja.

T: Senhor, ajude vossa Igreja.


Pres: Oremos por nosso bispo Antônio para que como sucessor dos apóstolos posa guiar em comunhão com o sucessor de São Pedro com sabedoria o rebanho do povo de Deus.

T: Senhor, ajude nossos pastores.


Pres: O Deus que velais sobre o vosso povo com bonda­de e o conduzis com amor, dai o Espírito de sabedoria e a abundância de vossas graças a vosso servo o papa Paulo o nosso Bispo Antônio, mantei senhor a vossa igreja missionária e firma na evangelização. Concedei senhor a graça salvífica. Por Cristo nosso Senhor.

T: Amém

O Presidente incensa o ostensório, e reza o tão sublime.


TÃO SUBLIME SACRAMENTO


C: Do céu lhes destes o pão.

T: Que Contém todo Sabor.


O Presidente prossegue rezando a seguinte oração.


C: O Deus, que neste admirável sacramento nos deixastes o memorial de vossa paixão, concedei-nos tal veneração pelos sagrados mistérios do Vosso Corpo e do vosso Sangue, que possamos experimentar sempre em nós a vossa eficácia redentora. Vós que viveis e reinais pelos séculos dos séculos.

T: Amém O Presidente prossegue com a benção. O Presidente prossegue rezando os louvores ou cantando o "Bendito Seja":


Bendito seja Deus ,

Bendito seja seu santo nome.

Bendito seja Jesus Cristo,

verdadeiro Deus e verdadeiro homem.

Bendito seja o nome de Jesus.

Bendito seja o seu sacratíssimo Coração.

Bendito seja seu preciosíssimo Sangue.

Bendito seja Jesus Cristo no Santíssimo Sacramento do Altar.

Bendito seja o Espírito Santo, Paráclito.

Bendita seja a grande Mãe de Deus,Maria Santíssima.

Bendita seja a sua gloriosa assunção.

Bendita seja a sua santa e Imaculada Conceição.

Bendito seja o nome de Maria, Virgem e Mãe.

Bendito seja São José, seu castíssimo esposo.

Bendito seja Deus nos seus anjos querubins e serafins e nos seus santos.


O Presidente continua,dizendo:


Pres: Deus e Senhor nosso, protegei a vossa Igreja santa e missionária derramai abundantes graças, dai-lhe santos pastores e dignos ministros. Derramai as vossas bênçãos sobre o nosso Santo Padre, o papa Paulo, sobre o nosso bispo Antônio, e todo o clero, sobre o chefe da nação e do Estado e sobre todas as pessoas constituídas em dignidade para que governem com justiça. Dai ao vosso povo paz e constantes bênçãos. Concedei senhor com especial atenção a este Papado a esta diocese e esta paróquia as contínuas e necessárias benção e auxílio para continuar o ministério apostólico. Ajude senhor aqueles que se afastam da Santa Igreja dai-lhes senhor a graça de reconhecer na vossa Santa igreja a eterna fonte salvífica.

Reza-se um pai-nosso, uma ave maria e um glória ao pai.


O Presidente retira a hóstia do ostensório.

O Presidente continua com a seguinte oração.


C: Deus todo poderoso que pela celebração de vosso sacramento,

constituíste vossa igreja em graça e missão para que seja continuamente,

 firme na missão evangelizadora e salvífica. Por Cristo nosso Senhor.

T: Amém


DESPEDIDA


O Presidente conclui coma  benção e a despedida.

C. O Senhor esteja convosco!

T. Ele está no meio de nós.


C. O Divino Auxílio permaneça sempre convosco!

T. E com nossos irmãos e irmãs ausentes.


C. Ide em paz e o Senhor vos acompanhe!

T. Graças a Deus.