TREZENA DE SANTO ANTÔNIO

4° DIA - 04/06/2024


Terminado o canto de entrada, o sacerdote e os fiéis, todos de pé, fazem o sinal da cruz, enquanto o sacerdote, voltado para o povo, diz:

Pres.: Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.

    O povo responde:

℟.: Amém.


Em seguida, o sacerdote, abrindo os braços, saúda o povo:

Pres.: A graça de nosso Senhor Jesus Cristo, o amor do Pai e a comunhão do Espírito Santo estejam convosco.

O povo responde:

℟.: Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo.


Pres.: Irmãos e irmãs, reconheçamos os nossos pecados para celebrarmos dignamente os santos mistérios.

Após um momento de silêncio, usa-se a seguinte fórmula:

O sacerdote diz:

Pres.: Confessemos os nossos pecados:

Todos:

℟.: Confesso a Deus todo-poderoso e a vós, irmãos e irmãs, que pequei muitas vezes por pensamentos e palavras, atos e omissões,

e, batendo no peito, dizem:

por minha culpa, minha culpa, minha tão grande culpa, E peço à Virgem Maria, aos Anjos e Santos e a vós, irmãos e irmãs, que rogueis por mim a Deus, nosso Senhor.

Segue-se a absolvição sacerdotal:

Pres.: Deus todo-poderoso tenha compaixão de nós, perdoe os nossos pecados e nos conduza à vida eterna.

O povo responde:

℟.: Amém.

 

Seguem-se as invocações Senhor, tende piedade de nós (Kýrie eléison), caso já não tenham ocorrido no ato penitencial:

Pres.: Senhor, tende piedade de nós. 

℟.: Senhor, tende piedade de nós. 

Pres.: Cristo, tende piedade de nós. 

℟.: Cristo, tende piedade de nós.

Pres.: Senhor, tende piedade de nós.

℟.: Senhor, tende piedade de nós.


RESPONSÓRIO DE SANTO ANTÔNIO


ORAÇÃO INICIAL


Pres.: Oremos! Senhor, nós vos agradecemos pelo dom da fé que nos faz ver além das aparências as pessoas e os fatos. Fazei que nos dediquemos continuamente no crescimento da fé, pelo conhecimento da vossa palavra, pela oração e pela busca sincera da verdade. Que o exemplo de Santo António nos ajude a viver uma fé sincera e corajosa, forte e segura. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, na unidade do Espírito Santo.

℟.:Amém.


LITURGIA DA PALAVRA

PRIMEIRA LEITURA:


Leitor: Leitura da Segunda Carta de São Pedro Caríssimos, esperais com anseio a vinda do Dia de Deus, quando os céus em chama se vão derreter, e os elementos, consumidos pelo fogo, se fundirão? O que nós esperamos, de acordo com a sua promessa, são novos céus e uma nova terra, onde habitará a justiça. Caríssimos, vivendo nesta esperança, esforçai-vos para que ele vos encontre numa vida pura e sem mancha e em paz. Considerai também como salvação a longanimidade de nosso Senhor. Vós, portanto, bem-amados, sabendo disto com antecedência, precavei-vos, para não suceder que, levados pelo engano destes ímpios, percais a própria firmeza. Antes procurai crescer na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. A ele seja dada a glória, desde agora, até ao dia da eternidade. Amém.

Palavra do Senhor.


SALMO RESPONSORIAL


℟. Ó Senhor, vós fostes sempre um refúgio para nós! — Já bem antes que as montanhas fossem feitas ou a terra e o mundo se formassem, desde sempre e para sempre vós sois Deus. ℟. — Vós fazeis voltar ao pó todo mortal, quando dizeis: “Voltai ao pó, filhos de Adão!” Pois mil anos para vós são como ontem, qual vigília de uma noite que passou. ℟. — Pode durar setenta anos nossa vida, os mais fortes talvez cheguem a oitenta; a maior parte é ilusão e sofrimento: passam depressa e também nós assim passamos. ℟. — Saciai-nos de manhã com vosso amor, e exultaremos de alegria todo o dia! Manifestai a vossa obra a vossos servos, e a seus filhos revelai a vossa glória! ℟.


EVANGELHO


Diác. ou Pres: O Senhor esteja convosco!

Ass: Ele está no meio de nós!


Diác. ou Pres: Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo ✠ segundo Marcos

Ass: Glória a vós Senhor!


Diác. ou Pres: Naquele tempo, as autoridades mandaram alguns fariseus e alguns partidários de Herodes, para apanharem Jesus em alguma palavra. Quando chegaram, disseram a Jesus: “Mestre, sabemos que tu és verdadeiro, e não dás preferência a ninguém. Com efeito, tu não olhas para as aparências do homem, mas ensinas, com verdade, o caminho de Deus. Dize-nos: É lícito ou não pagar o imposto a César? Devemos pagar ou não?” Jesus percebeu a hipocrisia deles, e respondeu: “Por que me tentais? Trazei-me uma moeda para que eu a veja”. Eles levaram a moeda, e Jesus perguntou: “De quem é a figura e a inscrição que estão nessa moeda?” Eles responderam: “De César”. Então Jesus disse: “Dai, pois, a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus”. E eles ficaram admirados com Jesus.


Diác. ou Pres: Palavra da Salvação.

Ass: Glória a vós Senhor!


PREGAÇÃO


LADAINHA DE SANTO ANTÔNIO


Pres: Irmãos e irmãs, elevemos a Deus as nossas preces e pedidos pela poderosa intercessão de Santo Antônio.


Final da ladainha:

Pres: Alegre, Senhor Deus, a vossa Igreja a solenidade votiva de Santo Antônio, vosso confessor e doutor, para que sempre se ache  fortalecida com socorros espirituais e mereça alcançar os gozos  eternos. Por Jesus Cristo Nosso Senhor. Amém.


INCENSAÇÃO DA IMAGEM DO GLORIOSO ANTÔNIO


Pres: Recebei oh Glorioso Antônio, está humilde oferta, para que leves com essa fumaça nossos louvores e preces ao Deus Altíssimo!

O presidente incensa a imagem enquanto se entoa o cântico da incensação.


“OFERTÓRIO”/RITO DE COMUNHÃO


Neste momento se coloca sobre o altar a âmbula já consagrada, enquanto se entoa um cântico piedoso, e se segue com o rito de comunhão:


Pres.: Guiados pelo Espírito Santo, que ora em nós e por nós, elevemos as mãos ao Pai e rezemos juntos a oração que o próprio Jesus nos ensinou:


O sacerdote abre os braços e prossegue com o povo:

℟.: Pai nosso que estais nos céus, santificado seja o vosso nome; venha a nós o vosso reino, seja feita a vossa vontade, assim na terra como no céu; o pão nosso de cada dia nos dai hoje; perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido; e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal.


O sacerdote prossegue sozinho, de braços abertos:

Pres.: Livrai-nos de todos os males, ó Pai, e dai-nos hoje a vossa paz. Ajudados pela vossa misericórdia, sejamos sempre livres do pecado e protegidos de todos os perigos, enquanto aguardamos a feliz esperança e a vinda do nosso Salvador, Jesus Cristo.

O sacerdote une as mãos.

O povo conclui a oração, aclamando:

℟.: Vosso é o reino, o poder e a glória para sempre!


O sacerdote, de braços abertos, diz em voz alta:

Pres.: Senhor Jesus Cristo, dissestes aos vossos Apóstolos: Eu vos deixo a paz, eu vos dou a minha paz. Não olheis os nossos pecados, mas a fé que anima vossa Igreja; dai-lhe, segundo o vosso desejo, a paz e a unidade.

O sacerdote une as mãos e conclui:

Vós, que sois Deus com o Pai e o Espírito Santo.

O povo responde:

℟.: Amém.


O sacerdote, voltado para o povo, estendendo e unindo as mãos, acrescenta:

Pres.: A paz do Senhor esteja sempre convosco.

O povo responde:

℟.: O amor de Cristo nos uniu.


Em seguida, se for oportuno, o diácono ou o sacerdote diz:

℣.: Irmãos e irmãs, saudai-vos em Cristo Jesus.


O sacerdote faz genuflexão, toma a hóstia na mão e, elevando-a um pouco sobre a patena ou sobre o cálice, diz em voz alta, voltado para o povo:

Pres.: Felizes os convidados para o Banquete nupcial do Cordeiro.


Pres.: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo.

E acrescenta, com o povo, uma só vez:

℟.: Senhor, eu não sou digno de que entreis em minha morada, mas dizei uma palavra e serei salvo.


CANTO DE COMUNHÃO 


ORAÇÃO PÓS-COMUNHÃO


Pres: Oremos! Senhor, instruí pelo Cristo Mestre aqueles que alimentais com o Cristo, pão da vida, para que, na celebração da festa de Santo Antônio, aprendam a vossa verdade e a realizem pela caridade. Por Cristo, nosso Senhor.


ORAÇÃO FINAL AO GLORIOSO ANTÔNIO


Pres: Lembrai-vos, ó glorioso Santo Antônio, amigo do Menino Jesus, e 

filho querido de Maria Imaculada, que nunca se ouviu dizer que  fosse por vos abandonado, aquele que a vós recorresse,  implorando vossa proteção. Animado por igual confiança, venho a  vós, ó fiel consolador dos aflitos. Prostro-me a vossos pés e, pecador como sou, ouso aparecer diante de vós. Não rejeiteis, pois,  minha súplica, vós que sois tão poderoso junto do Coração de  Jesus, mas escutai-a favoravelmente e dignai-vos atendê-la. Amém!


EXPOSIÇÃO E BÊNÇÃO DO SANTÍSSIMO SACRAMENTO


O Presidente expõe a hóstia no ostensório e a incensa e ajoelha-se.


O Presidente continua com as seguintes palavras,dizendo:


Pres: Oremos pelo povo de Deus,para que no serviço diário sejam permanentes sinais de Cristo, em nosso meio,transmitindo a palavra.

T: Senhor,ajude o vosso povo.


Pres: Oremos pelo nosso Santo Padre, o Papa Paulo,pastor e guia de todos os fiéis sucessor do principe dos apostólos.Que o senhor esteja constantemente ao ajuda-lo a conduzir a Santa Igreja.

T: Senhor,ajude vossa Igreja.


Pres: Oremos por nosso bispo Antônio para que como sucessor dos apostólos posa guiar em comunhão com o sucessor de São pedro com sabedória o rebanho do povo de Deus.

T: Senhor,ajude nossos pastores.


Pres: O Deus que velais sobre o vosso povo com bonda­de e o conduzis com amor, dai o Espírito de sabedoria e a abundância de vossas graças a vosso servo o papa Paulo o nosso Bispo Antônio, mantei senhor a vossa igreja missionária e firma na evangelização.Concedei senhor a graça salvífica. Por Cristo nosso Senhor.

T: Amém

O Presidente incensa o ostensório,e reza o tão sublime


TÃO SUBLIME SACRAMENTO


C: Do céu lhes destes o pão.

T: Que Contém todo Sabor.


O Presidente prossegue rezando a seguinte oração.


C: O Deus, que neste admirável sacramento nos deixastes o memorial de vossa paixão, concedei-nos tal veneração pelos sagrados mistérios do Vosso Corpo e do vosso Sangue, que possamos experimentar sempre em nós a vossa eficácia redentora. Vós que viveis e reinais pelos séculos dos séculos.

T: Amém


Bendito seja Deus ,

Bendito seja seu santo nome.

Bendito seja Jesus Cristo,

verdadeiro Deus e verdadeiro homem.

Bendito seja o nome de Jesus.

Bendito seja o seu sacratíssimo Coração.

Bendito seja seu preciosíssimo Sangue.

Bendito seja Jesus Cristo no Santíssimo Sacramento do Altar.

Bendito seja o Espírito Santo, Paráclito.

Bendita seja a grande Mãe de Deus,Maria Santíssima.

Bendita seja a sua gloriosa assunção.

Bendita seja a sua santa e Imaculada Conceição.

Bendito seja o nome de Maria, Virgem e Mãe.

Bendito seja São José, seu castíssimo esposo.

Bendito seja Deus nos seus anjos querubins e serafins e nos seus santos.


O Presidente continua,dizendo:


Pres: Deus e Senhor nosso, protegei a vossa Igreja santa e missionária derramai abundantes graças, dai-lhe santos pastores e dignos ministros. Derramai as vossas bênçãos sobre o nosso Santo Padre, o papa Paulo, sobre o nosso bispo Antônio,e todo o clero, sobre o chefe da nação e do Estado e sobre todas as pessoas constituídas em dignidade para que governem com justiça. Dai ao vosso povo paz e constantes bênçãos. Concedei senhor com especial atenção a este Papado a esta diocese e esta paróquia as contínuas e necessárias benção e auxílio para continuar o ministério apostólico.apostólico. Ajude senhor aqueles que se afastam da Santa Igreja dai-lhes senhor a graça de reconhecer na vossa Santa igreja a eterna fonte salvífica.

Reza-se um pai-nosso, uma ave maria e um glória ao pai.


O Presidente retira a hóstia do ostensório.

O Presidente continua com a seguinte oração.


C: Deus todo poderoso que pela celebração de vosso sacramento,

constituíste vossa igreja em graça e missão para que seja continuamente,

 firme na missão evangelizadora e salvífica. Por Cristo nosso Senhor.

T: Amém


DESPEDIDA


O Presidente conclui coma  benção e a despedida.

C. O Senhor esteja convosco!

T. Ele está no meio de nós.


C. O Divino Auxílio permaneça sempre convosco!

T. E com nossos irmãos e irmãs ausentes.


C. Ide em paz e o Senhor vos acompanhe!

T. Graças a Deus.